Recursos de Acessibilidade
Tecle Alt + 1: Página Inicial
Tecle Alt + 2: Última Notícias
Tecle Tab: Navegar Menus
Aumentar Texto
Diminuir Texto
Junqueirópolis, 9 de Dezembro de 2019

Notícias de Nossa Cidade 11/5/2019 10:31:36 »

CÂNCER DE PRÓSTATA

Novembro - Mês Mundial de Combate



     
Dica

 

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas. No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

A Próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea, dores ao urinar, vontade de urinar com freqüência, presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A Diretoria Municipal de Saúde de Junqueirópolis promoverá durante o mês de Novembro trabalhos de conscientização com divulgação em redes sociais, faixas, palestras em grupos e entidades, e as Unidades de Estratégia de Saúde da Família estarão fazendo pedido de PSA. Todos os homens a partir de 45 anos poderá procurar sua Unidade de Saúde para as orientações sobre a coleta, data e local que vai ser colhido. Os resultados alterados dos exames serão encaminhados ao urologista no Ame – Dracena ou Hospital do câncer de Presidente Prudente.



NOTÍCIAS RELACIONADAS


11/5/2019 10:31:36
CÂNCER DE PRÓSTATA
Rua São Salvador, nº 1155 - Centro
Junqueirópolis/SP - CEP 17.890-000
Fones: (18) 3841-1126 e (18) 3842-1183
Mídias Sociais: 
Câmara de Junqueirópolis - Todos os direitos reservados